terça-feira, janeiro 31, 2012

Equilíbrio: ou você tem, ou você cai...


Toda vez que eu leio a obra de Fernando Pessoa, me lembro da seguinte frase “Triste de quem é feliz! Vive porque a vida dura.”, lendo isso penso que ele provavelmente só estava querendo fazer graça. Vai dizer, poeta adora fazer graça. E logicamente, onde o poeta faz graça, o povo vê profundidade. “nossa, que profundo!”. Mas não se deixe enganar pelas palavras de um poeta, ou engane-se se quiser, mas lembre-se: profundo é um poço de petróleo ou um poço artesiano. Pessoas não são profundas. Pessoas são rasas, falsas e mesquinhas.

Conheço muitas pessoas aqui em Lages/SC que se intitulam de pseudo-psicólogos. Este grupo não é novidade em nenhum lugar do mundo, mas nem por isso você precisa ficar assustado. Calma lá, eles não vão te morder. No máximo vão querer te convencer que existe sim a ideia de profundidade nos seres humanos. Querem ser profundos – e o melhor jeito para se encontrar nessa profundidade toda é ver profundidade nos outros. Só que os outros não são profundos. Disse e repito, Poços de petróleo são profundos. Os outros são rasteiros...

Eu até poderia citar outro destes poemas “é melhor ser alegre que ser triste”, alias, acabei de citar... Mas acredito que nem vale perder o meu tempo discutindo sobre este verso, pois talvez este seja o verso mais idiota da música brasileira. É óbvio demais. É raso demais e é absurdamente falso demais.

Eu nem sei por que estou escrevendo isso, talvez seja porque estava hipnotizado por uma pessoa rasa, falsa e mesquinha. Uma pessoa que se achava profunda demais, poetisa demais, verdadeira demais. E tudo o que é demais, pra mim se torna pouco. Santa ignorância! É como dizem, as pessoas só são ignorantes quando lhe convém. Eu fui ignorante, desculpem-me por isso.

Agora não mais, me livrei de verdadeiros fantasmas, estou numa boa. Feliz, mas não feliz demais, por que felicidade em excesso é bobagem, a vida precisa de um pouquinho de equilíbrio para continuar existindo. É como em uma balança, se você não igualar os pesos, ela desmorona bem na sua frente. Então, se você realmente entendeu a ideia inicial deste texto, vá em frente, busque a felicidade, mas não em excesso. Procure, mas nem tanto! Provavelmente aquilo que você procura vai te encontrar bem antes do que você imagina. Foi o que aconteceu comigo.

Profundo? Não, nem tanto!



0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário

    Seguinte!!

    Algumas dicas Básicas:

    * Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

    * Por Favor, sem Xingamentos

    * Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

    * Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

    Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

    LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

    Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

    Related Posts with Thumbnails