quinta-feira, outubro 27, 2011

Era uma vez uma prova do Enem..


Então, seguinte: Enquanto eu termino um post aqui (não me venham com xurumelas porque não é desculpa furada, o texto tá quase pronto seus putos!), gostaria de chamar atenção dos leitores pra um negócio sério que eu simplesmente não conseguiria deixar de falar para vocês.

Como todos vocês devem saber, o Enem, novamente teve alguns contratempos (como já era de se esperar). Por causa de, digamos, "questões semelhantes", uma confusão muito grande tomou conta do lugar (Ceará) e isso resultou na prematura (porém já quase esperada) destruição da edição 2011, que tinha tudo para dar certo. Tinha..



Este post não é pra apontar os dedos para os professores ou para os alunos da escola cearense envolvida no caso, como você deve ter suspeitado. Na real, este post é pra trazer à sua atenção o fato de que mais uma vez, o governo brasileiro falhou e deixou um erro absurdo acontecer. Vamos aos fatos:

Ali pelo dia 26 de setembro de 2.011, com ponto pra dividir as casas, igual a minha professora me obrigava a fazer na quarta série, o Colégio Christus, lá do Ceará distribuiu diversas questões para os seus alunos do Terceirão. Até aí estava tudo bem. Qual problema haveria com algumas centenas de questões de um banco de dados qualquer? Isso é normal, todos os professores do Brasil fazem isso. Que mal poderia ter?!

Infelizmente, teve. Essas questões do “além” faziam parte do maior programa de incentivo à educação superior do mundo, o Enem (nota: Quando eu fiz o Enem, passei de primeira e vim morar em Lages/SC, as provas eram organizadas e quase todo mundo ganhava bolsas :). Mas então, de quem é a culpa?

É muito difícil pra mim, um blogueiro, professor de artes que no momento estuda publicidade e trabalha com softwares (eclético, não?) comentar e chegar a uma conclusão definitiva sobre o assunto. Falar sobre quem tem culpa e sobre quem não tem é a mesma coisa que tentar discutir sobre física nuclear com uma lata de milho verde. É lógico que eu acredito que alguém tem a culpa, isso é quase uma verdade universal, todos acreditam na mesma coisa que eu, mas não posso sair julgando os pobres coitados. 

Tenho pra mim, que o que aconteceu foi uma espécie de “atentado”. Sim!! Atentado mesmo, tipo terrorista. O sujeito (que eu não faço a mínima ideia de quem seja) criou um banco de questões em algum lugar da internet, repassou para alguns professores e BOOOMMM!! Foi feita a cagada. Mas e qual foi o resultado do "atentado" contra o Enem? Bom, digamos que ficou muito mais fácil para qualquer um que tenha entrado em contato com as tais questões, do que para aqueles que nem tomaram conhecimento das mesmas. Pois é, foi isso que fodeu muita gente. Por causa desse “novo conhecimento”, os estudantes do Ceará terão que refazer as provas, refazer as redações e refazer os estudos, tudo isso até o dia 28 de Novembro. Puta injustiça com os coitados...

Que fique claro que não estou do lado de ninguém, até porque quase não conheço nenhum cearense, nenhum professor e muito menos alguma pessoa do governo, alias, conheço alguns da época que fui pra Fortaleza, mas isso não vem ao caso. O que quero dizer é: O que está acontecendo com o Enem?

Conversei com alguns amigos, com alguns leitores das antigas, e ninguém soube responder. Seria muita pretensão da minha parte se eu pedisse uma explicação plausível do Governo Federal? Acho que não, né? Se não me engano já é a 4ª ou 5ª vez que as provas simplesmente vazam.. Então eu me pergunto: Que porra é essa?

Então mais uma vez, eu peço ajuda pra essa turma que eu tenho o orgulho de chamar de "leitores" do blog: Que medidas você acha que deveriam ser tomadas pelo Governo para melhorar as provas dos próximos anos do Enem?

Não tenha medo de responder, o que importa é você deixar sua opinião! Pode ser?

O que você está esperando pra expor toda a verdade do universo? Deixe já o seu comentário, enquanto ainda não estamos cobrando por ele!


Até mais..



0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário

    Seguinte!!

    Algumas dicas Básicas:

    * Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

    * Por Favor, sem Xingamentos

    * Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

    * Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

    Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

    LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

    Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

    Related Posts with Thumbnails