sexta-feira, julho 22, 2011

Sexta-feira Rima com Rock #10 - Ben kweller

Eu gosto de acreditar que todos os leitores do blog cresceram ouvindo uma boa música.

Geralmente é um pai meio sequela, com seus discos dos Beatles ou Doors (no meu caso, meu pai gostava de Raul Seixas) ou aquele tio gente boa que vive falando das viagens de drogas pelas quais passou lá pelos anos 60 e lá vai pedra... É lógico que muitos outros cresceram com influências de pais que são realmente músicos e entendem perfeitamente do que estão passando aos filhos. Foi isso que aconteceu com Ben Kweller - nascido em São Francisco, no ano de 1981- Lugar onde passou sua infância. Seu pai, Howard Keller o ensinou a tocar bateria e guitarra e quando o pequeno Ben tinha seus oito anos mais ou menos, já fazia duetos com o pai, que tocava a guitarra e cantava, com o acompanhamento de seu filho na bateria.

Isso sempre acontecia antes de Howard ir para o trabalho. Aos nove anos, Ben Kweller já contava com várias composições próprias, vencendo um concurso de compositores da Billboard. Ele também teve a honra de ser vizinho do excelente Nils Lofgren, que além de uma brilhante carreira solo, faz parte da E Street Band, banda que acompanha Bruce Springsteen. Esse fato ajudou muito Kweller a definir suas bases musicais e foi essencial em sua jornada, seja como integrante de banda ou em sua carreira solo.


E falando em banda, Kweller apareceu para o mundo com Radish. O hit 'Little Pink Stars' fez a banda excursionar pelos EUA e Europa. Graças a fusão da Polygram com a Universal, um de seus álbuns não pôde ser lançado, o que os fez assinar contrato com a Mercury. Em 1999, Kweller resolveu iniciar sua carreira solo em Nova York. E foi aí que sua carreira alavancou, exibindo sua genialidade e vocação para gloriosas composições. Com seu primeiro álbum, lançado em 2000, com apenas dezenove anos, Kweller já era comparado a nomes como Elliot Smith e Beck, e realmente ele estava nesse nível.

Dois anos depois, em 2002, Kweller lançou sua obra-prima: 'Sha Sha'. Ele tinha a explosão de um grunge bagunçado e a classe de um 'piano man', sempre transportando lindas notas do instrumento junto a composições magníficas. 'Wasted & Ready' é a segunda faixa, e já encara o ouvinte entregando uma canção repleta de notas viscerais de guitarra e alternância de instensidade.

Versos cantados como balada, refrão rasgado dentro da estética do bom e velho rock. Posso falar com toda segurança que 90% dos ouvintes vão elegê-la como a melhor do álbum. Sério!

Em seguida, 'Family Tree' é deliciosa em sua levada country, começando com uma série de 'bop bops' e sustentando arranjos serenos. Não posso deixar de citar que a voz de Kweller pode agir como um bom tranquilizante em algumas ocasiões. 'Commerce, TX' retoma a intensidade das guitarras e entre 'uuuhhhuuuus', desenvolve uma harmonia fácil e sem frescuras. Com uma introdução intimista (atmosfera que permeia toda a faixa), 'In Other Words' é o toque de requinte que todo bom álbum precisa. Nessa canção, com voz mais amena, Kweller presenteia o ouvinte com a melhor síntese de sua veia compositora. Tudo se desenrola naturalmente, quando uma pausa quebra o ritmo e num crescente de notas de piano e consequente invasão de batidas bem distribuídas, a canção recupera seu vigor e oferece um instrumental de qualidade. Foda demais!.

Set List

1 - How It Should Be (Sha Sha)
2 - Wasted and Ready
3 - Family Tree
4 - Commerce, TX
5 - In Other Words
6 - Walk on Me
7 - Make It Up
8 - No Reason
9 – Lizzy
10 - Harriet's Got a Song
11 - Falling


0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário

    Seguinte!!

    Algumas dicas Básicas:

    * Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

    * Por Favor, sem Xingamentos

    * Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

    * Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

    Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

    LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

    Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

    Related Posts with Thumbnails