terça-feira, maio 24, 2011

Um texto sobre café e o que podemos fazer com ele...

Descobri que hoje é o dia do café, mas e dai?

Você sabia que faz mais ou menos trezentos anos que o café é a bebida mais popular do mundo? Pouco se sabe sobre a maneira exata de como foi descoberto, mas quem liga pra isso não é mesmo?

Se bobear você até já escutou algumas lendas urbanas sobre essa bebida, ou até mesmo contou histórias sobre cabras pastando nas montanhas, comendo os frutos do cafeeiro, e em seguida dando cabriolas devido às propriedades estimulantes do café.

É claro que existem outras histórias mirabolantes que falam sobre um fanático religioso expulso de Moca que se refugiou nas montanhas da Arábia. Ele provou alguns frutos estranhos que cresciam num arbusto. Como eram amargos, ele tentou melhorar o sabor tostando-os sobre o fogo. Isso os tornou quebradiços, e ele tentou amolecê-los na água, e quando a água na qual os grãos estavam imersos se tornou marrom, então o Sr. Omar (nome do xirú que descobriu o negócio) bebeu e descobriu como aquilo era bom e revigorante. Isso foi lá pelos anos de 1300 e bolinhas. Muito antes disso o café crescia à vontade na Abissínia.

O café, até o final do século dezessete, vinha diretamente da Arábia e era conhecido como Moca, o nome da cidade de sua origem. Mais ou menos naquela época, uns mercadores holandeses que eram tão malandros como um gato roubando peixe do mercado, percebendo a crescente demanda e as perspectivas de um novo comércio, e então induziram seu governo a experimentar a plantação de café nas possessões das Índias Orientais Holandesas. O governador da Ilha de Java distribuiu sementes em várias partes da Ilha e devido à fertilidade do solo e as condições climáticas favoráveis para o plantio, logo as plantas se desenvolveram. De Java, o café espalhou-se para as Índias Ocidentais e finalmente para a América do Sul e Central, onde o clima era particularmente propício ao rápido desenvolvimento do cafeeiro. Ali o seu cultivo foi feito de maneira extensiva, até agora, e provavelmente 90% de todo o café cultivado vem do Hemisfério Ocidental.

Assim o centro da produção se mudou do antigo mundo para o novo e, com um começo promissor, o café atualmente é uma das produções mais rentáveis do mundo. O consumo chega a 2 bilhões de quilos, dos quais cerca de 57% são fornecidos pelo Brasil. Os Estados Unidos lideram como país que mais consome café, com cerca de metade de toda a quantidade consumida mundialmente. O consumo per capita excede 7 quilos por ano.

Isso tudo foi uma pequena introdução para o que realmente interessa... Não sei se contei pra vocês, acho que não. Não lembro!! Mas essa semana eu fui contemplado com um presente de um amigo blogueiro. Uma caricatura feita com café, sim café mesmo, esse da história aí em cima...

O blogueiro em questão é o Humberto Freitas do blog Cafecatura, o cara é genial, além de desenhar pra caramba ele ainda inovou ao fazer desenhos com café solúvel...

Se você ficou curioso pra conhecer um pouco mais do trabalho dele é só clicar AQUI, ou AQUI que você vai parar diretamente lá no cafecatura.blogspot.com.

Ahhh e essa aqui é a cafecatura que ele fez de mim:



Legal né?


0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário

    Seguinte!!

    Algumas dicas Básicas:

    * Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

    * Por Favor, sem Xingamentos

    * Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

    * Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

    Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

    LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

    Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

    Related Posts with Thumbnails