quinta-feira, maio 12, 2011

Um texto sobre as histórias mentirosas que me contavam quando eu era criança..

O ser humano é um ser estranho né não? Se existe uma característica marcante da raça humana, além da nossa extrema habilidade natural de querer matar os nossos semelhantes e de inventar histórias, é o dom da divina criação. Duvido que um ser de outro planeta fosse capaz de escrever peças de teatro fenomenalmente legais, compôr músicas tão fodas que arrepiam até a espinha, ou descobrir como viver com um salário unha de fome mínimo até o fim do mês.

Como todos sabem, a humanidade mostrou essa criatividade ao longo de sua pequena existência nesse planeta. Os nossos antecessores combinaram fibras, paus com pedras afiadas e lixadas e inventaram ferramentas que os permitiram pela primeira vez na história da humanidade quebrar as cabeças de seus semelhantes. Os primeiros seres humanos inventaram também um Deus que até hoje faz com que você dê 12% do que ganha a pastores de igrejas. Nos tempos mais modernos, o homem misturou pólvora e ferro e criou essa putaria que são as armas de fogo, excelentes ferramentas para acabar com discussões. Mais recentemente, o homem uniu computadores através de cabos e protocolos de rede e descobriu uma forma revolucionária de receber pornografia de graça em casa. GÊNIAL! Não precisa ser um super gênio da ciência pra perceber que a divina criação da raça humana foi a ferramenta que nos permitiu ser melhores que os macacos jogando bosta uns nos outros.

A criatividade é um privilégio para poucos que habitam esse pequeno planeta. Eu mesmo consigo vê-la em diversos lugares (principalmente nas histórias que me contavam quando eu era criança...).

Quem aí nunca ficou assustado com a história do boi da cara preta? Um bicho gigante que tinha a cara toda preta e que ia te pegar só porque você tinha medo de careta? Quanta criatividade! Isso sem falar da Maria louca e do velho do saco. Ou vai dizer que nunca escutou a história dos velhinhos que viriam te pegar se tu não parasse de aprontar e fazer arte pela casa, bairro e cidade inteira?


É sobre isso que esse post fala: das lendas ridiculamente mentirosas e dos sonhos destruídos quando descobríamos que aquilo não se passava apenas de uma “brincadeira” dos pais, pois de fato não existia nenhum boi da cara preta, nenhuma Maria louca e muito menos o velho do saco. Algumas vezes a verdade era mais cruel; o coitado do velho do saco era irmão da Maria louca e primo do boi da cara preta, mas nenhum existia! Confuso né?

Da forma que eu vejo, as lendas urbanas de personagens que iriam te tirar da sua família caso você não parasse de ser pentelho não são muito diferentes das lendas sobre monstros marinhos, quedas d'água no fim do mundo e muitas outras histórias similares que eram senso comum em séculos passados. Assim como os primeiros navegadores, os contadores de histórias aterrorizantes de criancinhas estão diante de um mundo praticamente inexplorado. Superstição, ignorância e imaginação são os responsáveis para que os exploradores preencham as lacunas desconhecidas com invenções próprias. Hoje, com a invenção da informação (no caso, os sites especializados que podem rapidamente confirmar ou omitir tais histórias), as lendas deram lugar ao conhecimento (na sua grande maioria) pleno.

Eu sei que a humanidade demorou um puta tempo pra descobrir que um navio não vai cair em um abismo sem fim quando chegar perto do "fim do mundo", mas eu demorei ainda mais pra finalmente abrir os olhos e parar de acreditar nessas histórias pra “boi da cara preta” dormir... Demorei, mas consegui...


1 Reaction to this post

Add Comment
  1. Fabio disse... 15 de maio de 2011 02:10

    Minha maior decepção na vida foi descobrir que papai noel não existe. Ou pode até existir, mas é um velho fdp que nunca trouxe o que eu pedia :P

Postar um comentário

Seguinte!!

Algumas dicas Básicas:

* Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

* Por Favor, sem Xingamentos

* Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

* Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

Related Posts with Thumbnails