quinta-feira, março 17, 2011

Uma quinta que poderia ser sexta - como se tornar um comunicador!

Pois é minha gente, o título do post já diz tudo (ou quase tudo), sexta-feira vai ter festa da minha turma de comunicação social, e até aí está tudo bem. Sério! O grande problema disso tudo é ter que aturar os veteranos reclamando de como sofreram nessa faculdade (porque veterano adora sofrer não é?), falando sobre o comportamento dos professores, e reclamando que não tiveram a atenção necessária da diretoria da faculdade, ou que agora nem é mais preciso diploma para estudar jornalismo ou publicidade. Reclamar, reclamar e reclamar. Haja saco @#$!!!@$.




A maioria dos recém-formados em jornalismo que conheço demoraria duas horas para escrever um texto de vinte linhas, e talvez nem conseguissem. Os poucos publicitários que conheço não conseguem vender nem uma casa nos classificados do jornal. Jornalismo, assim como publicidade, não se aprende em um banco de faculdade. Se aprende na prática. Até porque, um jornalista/publicitário recém-formado não está preparado para o mercado, como um engenheiro está, ou um arquiteto, ou um advogado. A carga de conhecimento prático NECESSÁRIO aprendido nas cadeiras de comunicação social não chega a dez por cento. O resto é conhecimento geral, filosofia, sociologia, português, antropologia etc. Para aprender isso é preciso um diploma? Então porque reclamar tanto assim? Foi você quem escolheu meu filho, e se agora não precisa mais de diploma, corra atrás do seu melhor, desenvolva um novo jeito de se dar bem na vida.

Sinceramente, eu vejo uma geração de jornalistas e publicitários neuróticos, tirando fotografias urgentes e fazendo microtextos (140 letrinhas) para poder dar o furo, e não dar no futuro – bom se alguém quiser dar fique a vontade – antes de algum site ou portal...

Vocês conhecem algum jornalista ou publicitário novato que vai segurar o bastão – no bom sentido de novo – e bater no peito dizendo “eu sou foda!”? Vocês conseguem enxergar hoje em dia um grupo capaz de tocar um jornal nacional ou uma agência como a África? Não? Nem eu.

Eu sei que é muito difícil de competir com a internet hoje em dia, a quantidade de informação que circula nela é imensa, eu mesmo estou cursando publicidade e propaganda e tenho um Blogue, um Twitter, um Orkut e por aí vai, utilizo todos eles para divulgar notícias que eu acho relevante, e que na maioria das vezes NÃO vai mudar a sua vida, mas vai fazer você pensar.

Tá bom, mas Felipe, o que você quer dizer com tudo isso então? Simples meus amigos: não importa se você vai ter um diploma ou não, se o seu conhecimento foi construído em casa ou em sala de aula. O importante mesmo é você não ficar chorando as pitangas e fazer o curso valer a pena, porque se no final você virar um “veterano chorão” ninguém vai estar nem aí pra você, e aí já vai ser tarde para buscar aprender alguma coisa, porque afinal de contas a faculdade já acabou mesmo. Resumindo aproveite!!

Então para todos os calouros de Comunicação Social que assim como eu estavam na dúvida sobre aproveitar as oportunidades que aparecem como a festa de sexta, por exemplo, eu só tenho a dizer – Vá à festa, converse bastante e conheça as pessoas, onde já se viu um comunicador que não se comunica? Fuja do trote se possível, se não aproveite ele também, afinal a sujeira do trote sai, o que deve ficar é o aprendizado e o conhecimento. Boa Sorte a todos!

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário

    Seguinte!!

    Algumas dicas Básicas:

    * Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

    * Por Favor, sem Xingamentos

    * Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

    * Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

    Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

    LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

    Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

    Related Posts with Thumbnails