quarta-feira, outubro 06, 2010

O segredo do sorriso de Mona Lisa - #ARTE


Caiu um dos maiores mistérios da história da arte. Desde o século XVI, quando Leonardo Da Vinci realizou a pintura, o rosto de Mona Lisa intriga os pesquisadores. Enquanto alguns juram enxergar um ar de seriedade, outros veem um tímido sorriso. Dois neurologistas espanhóis chegaram à solução do conflito: os dois lados estão certos. Nossos olhos captam os dois sinais – o sorriso e a seriedade – e os embaralha na hora de mandá-los para nosso cérebro.

Antes da descoberta dos neurologistas, a ciência já havia se debruçado sobre o mistério. Em 2005, cientistas da Universidade  de Amsterdã haviam desenvolvido um algoritmo de computador que cravou: Mona Lisa é uma mulher 83% feliz, 9% enjoada, 6% atemorizada e 2% incomodada.

Mas desta vez os pesquisadores foram atrás da percepção humana sobre o sorriso, e não a de um computador. Segundo Luiz Martinez Otero e Diego Alonso Pablos, do Instituto de Neurociência de Alicante, na Espanha, as muitas células de nossa retina capturam diferentes categorias de informações, como tamanho, claridade, brilho e localização em nosso campo de visão. Algumas vezes, um dos sinais captados ganha mais força que o outro e vemos o sorriso ou não.

Eles chegaram à conclusão ao comparar como a luz afeta nosso julgamento sobre o humor de Mona Lisa. Para alguns voluntários, eles mostraram um cartão negro durante 30 segundo e pediram para analisar o sorriso em seguida. Para outro grupo eles mostraram uma tela branca antes da análise. Os voluntários que tiveram as células da retina sensibilizadas pelo branco do cartão viram mais o sorriso do que o grupo que tinha os olhos acostumados com o negro.

Os cientistas também mostraram como o tempo do olhar altera a percepção do sorriso. Com mais de um minuto para olhar a pintura, os olhos dos voluntários acabavam se focando no lado esquerdo da boca e vendo o sorriso.

A conclusão é de que o segredo do sorriso de Mona Lisa está mais na nossa cabeça do que na pintura de da Vinci. Mas um mistério ainda resta: será que essa dubiedade toda foi intencional?

Fonte: Galileu

11 Reactions to this post

Add Comment
  1. brother disse... 11 de outubro de 2010 02:14

    boas observações, sem dúvidas um quadro fascinante.

  2. Anônimo disse... 11 de outubro de 2010 02:39

    Que o lado esquerdo da boca está sorrindo todos já sabiamos né?e essa de colocar uma tela preta e uma branca é puro racismo!

  3. Fernando disse... 11 de outubro de 2010 09:59

    eu acho que a Mona Lisa teve um derrame facial e não ficou totalmente curada. Por isso a boca torta! xD

    Mas foi uma ótima observação!!

  4. Ariana L. Prestes disse... 11 de outubro de 2010 10:05

    Que estranho, sempre ouvi falar neste mistério. Mas sempre a vi sorrindo. Nunca séria (tenho sérios distúrbios mentais uashuahs)

  5. Anônimo disse... 11 de outubro de 2010 12:32

    Huahuahauah!!!! Concordo com o Fernando....acho q ele teve um pequeno AVC, do qual se recuperou bem, mas com uma pequena sequela na fisionomia!!!! Boa!!!

  6. Anônimo disse... 11 de outubro de 2010 13:48

    sabia que a mona lisa e hermafrodita

  7. Anônimo disse... 11 de outubro de 2010 13:59

    Coloque seu dedo sobre cada lado da foto. Você vai perceber que o lado direito ela está séria e o lado esquerdo ela está meio que rindo! :O

    Olha, o lado esquerdo dela é o nosso direito, e o lado direito é o nosso esquerdo.

  8. Anônimo disse... 11 de outubro de 2010 17:17

    Pra mim me parece que ela está meio insegura,geralmente pessoas que tomam uma decisão e não sabe se fez a escolha certa tenta forçar um sorriso!!!

  9. Thaís Grandisoli disse... 11 de outubro de 2010 20:17

    eu sempre a vi sorrindo. não consigo ver a parte séria o_o

  10. Anônimo disse... 11 de outubro de 2010 23:38

    Ouvi dizer que essa paisagem atrás dela significa uma guerra...

  11. Anônimo disse... 14 de setembro de 2011 21:02

    Essa, é a versão do livro ''código da vinci'' sobre mona lisa.

    Leonardo Da Vinci, era homosexual. Ele cultava muito o lado fêminino. O lado masculino e o lado femino, cada um tem seu lado; no caso masculino, o lado diretiro. Feminino, o esquerdo. Mona lisa foi uma brincadeira do leonardo, ele fez a pintura para que parecesse que a monalisa era maior do lado esquerdo, ou seja ele era um ''adorador'' do lado feminino. Antigamente tinha o deus da fertilidade egípsio, Amon. E a deusa da fertilidade, isis. A criptográfia antiga egípsia, isis, se escrevia como ''L'is''. Ou seja, fazendo um anograma ( jogo de palavras), com ''Amon L'is'' Tu pode ver que pode se resultar em ''Mona Lisa''. Ou seja, mona lisa era nem homem, nem mulher. Era os dois, ou seja, hemafrodita. Só que cultava mais o lado da mulher. Essa é a tal brincadeira do leonardo, e esse é o motivo do sorriso sarcástico da mona lisa. Massa né?

Postar um comentário

Seguinte!!

Algumas dicas Básicas:

* Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

* Por Favor, sem Xingamentos

* Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

* Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

Related Posts with Thumbnails