segunda-feira, julho 19, 2010

O GOOGLE QUER DOMINAR OS OCEANOS..





O Google, devido a ambição(lê-se em um bom sentido) de sistematizar o total das informações contidas na internet, cada vez mais demanda infra estrutura de hardware: isto resulta em enormes custos com consumo de energia.

Para fugir da crítica dos ambientalistas que já alcunham a empresa como uma consumidora voraz de recursos energéticos e, ao mesmo tempo, diminuir a conta de energia no final do mês, o Google colocou na prancheta um projeto ousado: a criação de data centers em alto mar.

Embora o Google tenha requerido a patente do projeto ao Trademark Office, responsável por patentes nos EUA, a idéia não é nova: a IDS, uma companhia americana de armazenamento virtual já detém patente similar e está à frente do Google, pretendendo instalar seus computadores em um navio preparado para este fim, em abril deste ano.

O navio da IDS, comprado à uma companhia que iria aposentá-lo por estar imprestável à navegação por velhice, foi todo reformado e equipado com hélices aéreas para captar os ventos marítimos e transformá-los em energia elétrica.

A IDS ainda instalou um sistema de bóias, que, lançadas ao mar, são capazes de transformar o movimento das ondas em energia.

A diferença da IDS para o Google está na escala: a IDS presta serviços específicos a um número limitado de clientes; o Google é uma empresa global e o seu consumo de energia hoje equivale ao consumo de uma cidade de 60 mil habitantes.

O certo é que em breve, quando você procurar algo no Google, a resposta poderá estar vindo movida pelas energias das ondas: estará, literalmente, navegando.

1 Reaction to this post

Add Comment
  1. Elvis Camilo disse... 24 de julho de 2010 22:16

    Já tem tempo que ouvi falar dessa idéia do Google, e acho que já está em prática sim.

    Só imagino que sejam servidores-espelho ou de backup, por que, até então, a melhor velocidade de acesso vem das fibra-ópticas, o que duvido que usem nos navios, sendo assim, não acho que as informações saiam direto dos navios não. Acho que eles ficam lá só pra guardar informação como fonte de segurança.

Postar um comentário

Seguinte!!

Algumas dicas Básicas:

* Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

* Por Favor, sem Xingamentos

* Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

* Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

Related Posts with Thumbnails