quarta-feira, junho 30, 2010

DESIGNERS, "VOCÊS NÃO ESTÃO SOZINHOS" - #FATO


Se você é freelancer, fundador de uma pequena agência ou proprietário de site sabe que muitos de nós trabalhamos sozinhos. A desvantagem da revolução digital é o isolamento. A Web permite-nos fazer sozinho o que anteriormente teria exigido uma equipe de pessoas. Ela também nos liberta das restrições da geografia, e nos permite trabalhar em casa. Mas enquanto esses são os benefícios, elas também nos deixam isolados.
Os perigos do isolamento

Com o tempo, o  trabalho de forma isolada  pode revelar-se prejudicial à sua saúde mental, negócios e website. De fato, mesmo se outras pessoas estão trabalhando em um projeto de vocês, se forem apenas “júniors” (é os estagiários) você ainda pode se sentir isolado.

Se você não encontrar um par com quem possa compartilhar idéias e discutir o seu negócio ou projeto, você enfrenta uma série de perigos:

Secar criativamente

A criatividade nasce da interação. Ser criativo constantemente em seu próprio país é difícil. As melhores idéias vêm de pessoas (brainstorming: conjunto e de uma grande idéia que leva a outra). Sem alguém para trocar idéias com a volta, o seu negócio ou projeto falta uma centelha criativa.

Perder a confiança

Com o tempo podemos perder a confiança nas nossas capacidades ou os nossos negócios. Isto é especialmente verdadeiro quando nós cometemos erros e as coisas vão mal. Sem alguém para incentivar e nos tranqüilizar, podemos começar a adivinhar as nossas decisões.

Torne-se mais confiante

Enquanto alguns sofrem de uma falta de confiança, outros estão mais confiantes e precisam ser desafiados e questionados. É disso que eu sofro, eu mergulho de cabeça em desastres, isso se meus colegas diretores não questionar constantemente as minhas idéias. Me considero criativo, mas as vezes preciso de uma direção “Felipe e se você tentar assim?”.

Alcançar o limite de seu conhecimento

Nós não podemos todos ser peritos em tudo(eu sou, mas não da nada..), e ainda executando um site e um negócio exige um amplo leque de competências. Ao trabalhar no isolamento e resolução de problemas além de sua zona de conforto, você pode facilmente atingir o limite de sua perícia e aí meu amigo... Ferrou de vez.

Ter uma perspectiva tacanha

Outro problema com o trabalho sozinho é que você tem apenas uma perspectiva sobre o seu trabalho. Ao adicionar outro par de olhos para os seus problemas, você ganha uma visão mais ampla e pode se aproveitar disso, seus desafios irão mais longe a partir de um ângulo diferente.

Sentir-se oprimido

Executando um negócio ou um site de negócios críticos você pode se sentir como um fardo. Encontra-se muitas vezes obrigado a tomar grandes decisões, nomeadamente com a contratação e despesas. Tomar essas decisões por si só é uma grande responsabilidade e pode ser realmente assustador. Ter alguém para compartilhar isso faria uma grande diferença, acredite.

Obter uma perspectiva externa

A solução mais óbvia é fazer parceria com alguém desde o início. Se você trabalha com alguém em um site ou formar um negócio com um sócio, as parcerias podem ser muito benéficas. 

Dito isto, eu sei que nem todas as experiências com os seus parceiros têm sido animadoras. Além disso, o tempo que você perdeu lendo este texto fez com que a oportunidade para este tipo de parceria tenha passado (é pura estatística).

O que você pode fazer, então? Que outras opções estão disponíveis para aqueles que buscam uma perspectiva de fora e alguém para trocar idéias?

Aqui estão algumas opções:

Sócio Chato

A idéia é basicamente colocar uma pessoa “do contra” na equipe. EX: Temos um diretor não-executivo nomeado Michael Jackson, que trabalha com um número de empresas e nos mantém com os pés no chão. Ele tem uma visão radicalmente diferente do negócio(ou seja ele é do contra) e constantemente nos desafia. Em troca, ele tem uma pequena participação no negócio. Ele vale cada centavo.

Consultor pago

Se você não gosta de ter alguém tão do contra em seu negócio, por que não considerar um consultor externo com quem pudesse falar em uma base contínua? Evidentemente, esse tipo de consultoria pode ser cara, mas eles trazem uma perspectiva de fora para a mesa.

Mentor

Outra opção é a abordagem de um web designer ou dono do site que você admira e pedir-lhes para te orientar. Obviamente, essas pessoas provavelmente estão ocupados com seus próprios trabalhos, mas se você estiver disposto a pagar por seu tempo, você pode obter alguns conselhos valiosos. Você geralmente precisa apenas de uma hora por mês para ficar no caminho certo.

Camarada

Um amigo seria uma opção mais barata, alguém em uma situação semelhante à sua. Os dois concordam que você poderia conversar regularmente e partilhar os desafios que enfrentamos como empresa ou donos de sites, discutindo as diferentes abordagens e idéias.

Comunidade

Outra opção seria a de não procurar um consultor, mentor ou camarada, mas sim uma comunidade de suporte on-line, o que eu não aconselho, bom mesmo é você poder conversar cara a cara com as pessoas, olhar nos olhos e sentir se a outra pessoa está falando a verdade ou só está te sacaneando...

Qualquer uma dessas que você escolher será benéfico a sua empresa/site. O ponto é, se você quiser realizar o potencial de seu site ou negócio, você precisará da ajuda e incentivo dos outros. Os seres humanos por natureza funcionam melhor em grupos, e você não é exceção. Então mecha esse traseiro gordo e vá conversar com as pessoas seu geek. 

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário

    Seguinte!!

    Algumas dicas Básicas:

    * Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

    * Por Favor, sem Xingamentos

    * Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

    * Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

    Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

    LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

    Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

    Related Posts with Thumbnails