terça-feira, abril 27, 2010

DIA MUNDIAL DO DESIGN - PARABÉNS PARA NÓS!!

O design surgiu por volta 1920 junto com a Revolução Industrial, mas eu concordo com o ponto de vista que ele surgiu quando as pessoas começaram a criar objetos para ajudar em seus afazeres, inventando objetos que sanassem uma necessidade. Claro que esta é uma visão precária sobre o que é o design, mas querendo ou não aí surgiam idéias que aperfeiçoadas geraram muitas coisas úteis, como o escorredor de arroz por exemplo, inventado pela cirurgiã-dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich em 1959, patenteado e hoje nas casas de todo mundo!

É BUXA MAS LÁ VAI HISTÓRIA

Com a Revolução Industrial e a divisão de tarefas dentro das indústrias, pessoas começaram a fazer o papel de projetistas. Com o passar do tempo os designers que começaram criando motivos para cerâmicas, estampas para tecidos, passaram para diagramação de revistas e livros, ilustração, cartazes políticos ou idealistas, até chegar nos dias de hoje.

NOSSA VOCÊ DEVE DESENHAR BEM NÉ??

Sim meus amigos hoje em dia ser designer é sinônimo de "pessoa com dotes para o desenho"... MAS QUE PORRA É ESSA?? não gostamos de coisas "bonitinhas" gostamos de coisas diferentes, não sei desenhar e sou designer ponto!!

VOCÊ PODE CRIAR UMA COISINHA PRA MIM?

Com o passar dos dias um designer vai aprendendo que amigos e familiares acabam se tornando abusados só porque você sabe "desenhar" e sempre rola aquele velho pedido: "ow bem que você poderia me ajudar com uma coisinha né?? ahhh você é meu amigo não vai me cobrar né?". Pois bem, vou sim, você trabalha com que? ah você não cobra pelo seu serviço?? pois eu cobro!!

TA, MAS VOCÊ É DESIGNER DE QUE MESMO?

Há várias subdivisões dentro da área de design e isso faz com que ele abranja uma grande quantidade de empresas e segmentos. Temos o design gráfico, que se divide em áreas como Branding (identidade corporativa), embalagens, editorial, sinalização, informação, web, tipografia(tipos/fontes) etc, e o design de produto que atua na área de projetos, ergonomia, qualidade etc. São muitas as opções para quem entra nesse universo de formas, cores e textos e os segmentos são os mais variados o que deixa meio difícil na hora de escolher pra onde vamos, no meu caso, resolvi ir para o lado do grafismo...

MÃE EU SOU DESIGNER FIZ UM CURSINHO NO INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO!!

Cursos deste tipo na maioria das vezes ensinam como os Jumentos devem utilizar os programas, Corel, Photoshop, Illustrator, Indesign, mas o que eles não ensinam é a criatividade, é a capacidade de resolver problemas... Aí uma criatura dessas aprende a mexer e se diz designer...

Ser Designer é dar vida ao imaginário, é criar o inexistente... é dar identidade ao que ainda não tem... é dar sentido a coisas novas, é destacar de forma criativa e inteligente, algo que passa desapercebido em meio ao mundo de informações e tecnologias.

O ser designer é dinâmico, atento e irreverente, antenado a tudo, vive das idéias e da imaginação, materializando-as e conceituando-as. Estudar, criar métodos e praticar, são preceitos importantíssimos na ampliação dos recursos na busca de soluções.

Ser designer pra mim é percorrer um caminho. Um longo caminho de aprendizado e imaginação, que não tem atalho e não tem fim.

UPGRADE EM 27 DE ABRIL DE 2010

Recebi uma pergunta muito simples, porém objetiva... "PORQUE EXISTEM DUAS DATAS PARA COMEMORAR O DIA DO DESIGNER? UMA DIA 27 DE ABRIL E OUTRA DIA 5 DE NOVEMBRO??"... Então aí está a resposta!!

Desde 1995, a partir de uma iniciativa do Conselho Internacional das Associações de Design Gráfico, é comemorado o Dia Internacional do Design (27/04). O motivo desta comemoração no dia 27/04, é que este é o aniversário de fundação do ICOGRADA.

A intenção é fomentar o design e diminuir as diferenças entre os entendimentos da profissão nos diversos lugares do mundo.

Mais informações sobre os eventos e as ações desse dia você encontra aqui. (em inglês, seu besta!)

e por sua vez no Brasil...


Dia 5 de Novembro é considerado o dia nacional do designer aqui no Brasil, devido uma publicação no diário oficial feita pelo presidente da república "FHC" com fim de homenagiar um defensor desta classe, o advogado, artista plástico, designer e planejador brasileiro Aloísio Magalhães, nascido em 5 de novembro de 1927

Obrigado pela pergunta DENISE!!

4 Reactions to this post

Add Comment
  1. Denise disse... 27 de abril de 2010 12:49

    Alguém sabe porque existem duas datas? (Nacional 05/11 e Internacional 27/04)

  2. Pri disse... 28 de abril de 2010 16:33

    Adoreeeeeeei
    Pena que não vi isso ontem... Parabéns pra nós!

    Post muito bom mesmo.

    http://deliriosdeconsumosa.blogspot.com

  3. Nós Três disse... 28 de abril de 2010 16:42

    VAI DIZER QUE NÃO ACONTECE EXATAMENTE ISSO?? HAUSHAUHS "OWW FAZ UMA LOGUINHO PRA MIM??"

  4. Ana Maria disse... 30 de abril de 2010 10:21

    Que legaal! Parabéns pra ti e pra todos os designers! Uma profissão que eu acho muuuito massa!
    (atrasada,euseirs)

Postar um comentário

Seguinte!!

Algumas dicas Básicas:

* Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

* Por Favor, sem Xingamentos

* Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

* Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

Related Posts with Thumbnails