segunda-feira, fevereiro 22, 2010

AVATAR - PLÁGIO OU CRIATIVIDADE? - #AVATAR

De "Pocahontas" a "Dança com Lobos", passando por quadrinhos: entenda por que críticos relacionam filme a outras produções

Depois que Avatar virou sucesso de bilheteria, pipocaram associações criativas - e até bem humoradas - com outros filmes, livros, pinturas e quadrinhos. Nessa brincadeira, James Cameron é “acusado” de plagiar Smurfs e até Coração Valente. Mas algumas fontes podem de fato ter inspirado o diretor enquanto idealizava Avatar. Confira as que selecionei:

Fotografia: pinturas de Roger Dean 

Quem quiser dar uma olhadinha em uma galeria de fotos do artista, famoso por ilustrar capas de álbuns de rock, não vai conseguir negar as semelhanças. As montanhas flutuantes e a vegetação retorcida e colorida são apenas alguns dos detalhes praticamente idênticos. Quando perguntado a respeito pela Entertainment Weekly, James Cameron achou graça. Disse que deve ter sido influenciado por Dean “naqueles tempos em que eu costumava fumar maconha”. 

Personagens: os quadrinhos Timespirits

Como muito bem observou o blogueiro Marcus Parcus, eu também me pergunto se o James Cameron não era fã dos quadrinhos de Tom Yeates, o Timespirits (espíritos do tempo). As HQs de 1985 tinham uma heroína azul de similaridades assustadoras com Neytiri. Sem contar que o enredo também fala de maneira muito simpática dos índios americanos - de estilo de vida e aparência não muito distantes dos Navi de Cameron.

Se ele era mesmo leitor de Timespirits, não deu ainda o crédito aos quadrinhos. A explicação de Cameron para a cor azul dos personagens é muito mais “filosófica”. “Com que diferenças podemos lidar sem que isso se torne uma barreira? A cor da pele é um bom exemplo, e também um grande tema, porque é obviamente um tópico controverso no nosso planeta. E todos os tons quentes - dos pálidos e rosados canadenses aos belos tons amarronzados - já estavam tomados. Nos restavam o azul e o verde basicamente - e o verde já havia sido apropriado por todos os filmes sobre marcianos. Então, nos decidimos por grandes mulheres azuis, no lugar dos pequenos homens verdes”.
   Enredo: Pocahontas

Essa é talvez a associação mais corriqueira - e não é difícil entender o porquê. O mocinho de um lugar distante chega com intenções de se aproveitar dos nativos até que ele se apaixona pela filha do chefe da tribo, justo ela que é comprometida com um guerreiro local do qual não está lá tão afim. Por meio dela, o mocinho entra em contato com a natureza, vira mais ecológico e se vira contra os antigos amigos malvados para lutar a favor do povo. Seria o caso de “plágio criativo”? Provavelmente não. O caso está mais para roteiro clichê mesmo...

Roteiro: o filme “Dança com Lobos”

Dessa fonte com certeza James Cameron bebeu - e admitiu. “Eu apenas recolhi todo este material e em seguida, o olhei através das lentes da ficção científica e o filme saiu muito diferente. Mas ainda é reconhecível como uma maneira universal de contar histórias", disse. 

O que os dois filmes tem em comum? Claro, o mocinho que entra pro time dos nativos e luta contra seu próprio exército. Roteiro não muito diferente de Pocahontas, como já apontamos - entendeu o que eu queria dizer com clichê?


 Argumento de ficção científica: o livro “Call me Joe”

O blog IO9 é dono da engenhosa suposição. A novela de Poul Anderson, escrita em 1957, tem muito em comum com Avatar - a começar pelo protagonista, Ed Anglesey, que também é paraplégico. Aqui o planeta a ser explorado é Júpiter e, para contornar as dificuldades que o ambiente hostil a seu corpo impõe, Anglesey se conecta telepaticamente a uma criatura criada artificialmente. Assim como Jake Sully, Anglesey se liberta em seu avatar e vai se tornando cada vez mais nativo, conforme ganha intimidade com seu novo corpo. Plágio ou não, a lei de direitos autorais não foi violada neste caso, afinal, ninguém pode plagiar uma ideia - e provar que controlar corpos com a mente foi ideia sua seria um trabalho bem difícil, não?

















   


0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário

    Seguinte!!

    Algumas dicas Básicas:

    * Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

    * Por Favor, sem Xingamentos

    * Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

    * Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

    Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

    LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

    Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

    Related Posts with Thumbnails