domingo, outubro 04, 2009

DICA DE FILME: BESOURO, NASCE UM HERÓI - BRAZUCA

PARECE KILL BILL MAS NÃO É, PARECE O TIGRE & O DRAGÃO E TAMBÉM NÃO É...

ESSE É BESOURO FILME BRAZUCA QUE PROMETE DAR O QUE FALAR, EU NÃO VOU PERDER POR NADA!!!




Quando Manoel Henrique Pereira nasceu, não havia nem dez anos que o Brasil tinha sido o último país do mundo a libertar seus escravos.

Naqueles tempos pós-abolição nossos negros continuavam tão alijados da sociedade que muitos deles ainda se questionavam se a liberdade tinha sido, de fato, um bom negócio. Afinal, antes de 1888 eles não eram cidadãos, mas tinham comida e casa para morar. Após a abolição, criou-se um imenso contingente de brasileiros livres, porém desempregados e sem-teto. A maioria sem preparo para trabalhar em outros serviços além daqueles mesmos que já realizavam na época da escravatura. E quase todos ainda sem a plena consciência de sua cidadania. O resultado desse quadro, principalmente nas regiões rurais, onde estavam os engenhos de açúcar e plantações de café, foi o surgimento de um grande contingente de negros libertos que continuavam, mesmo anos após a abolição, submetendo-se aos abusos e desmandos perpetrados por fazendeiros e senhores de engenho.

Assim era sociedade rural brasileira de 1897, ano em que Manoel Henrique Pereira, filho dos ex-escravos João Grosso e Maria Haifa, nasceu na cidade de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.

Vinte anos depois, Manoel já era muito mais conhecido na cidade como Besouro Mangangá - ou Besouro Cordão de Ouro -, um jovem forte e corajoso, que não sabia ler nem escrever, mas que jogava capoeira como ninguém e não levava desaforo para casa. Como quase todos os negros de Santo Amaro na época, vivia em função das fazendas da região, trabalhando na roça de cana dos engenhos. Mas, ao contrário da maioria, ele não tinha medo dos patrões. E foram justamente os atritos com seus empregadores - e posteriormente com a polícia - que deixaram Besouro conhecido e começaram a escrever a sua imortalidade na cultura negra brasileira.




Há poucos registros oficiais sobre sua trajetória, mas é de se supor que a postura pouco subserviente do capoeirista tenha sido interpretada pelas autoridades da época como uma verdadeira subversão. Não por acaso, constam nas histórias sobre ele episódios de brigas grandiosas com a polícia, nas quais ele sempre se saía melhor, mesmo quando enfrentava as balas de peito aberto. Relatos de fugas espetaculares, muitas vezes inexplicáveis, deram origem a seu principal apelido: Mangangá é uma denominação regional para um tipo de besouro que produz uma dolorosa ferroada. O capoeirista era, portanto, "aquele que batia e depois sumia". E sumia como? Voando, diziam as pessoas...

Histórias como essas, verdadeiras ou não, foram aos poucos construindo a fama de Besouro. Que se tornou um mito - e um símbolo da luta pelo reconhecimento da cultura negra no Brasil - nos anos que se sucederam à sua morte.

Morte que ocorreu, também, num episódio cercado de controvérsias. Sabe-se que ele foi esfaqueado, após uma briga com empregados de uma fazenda. Registros policiais de Santo Amaro indicam que ele foi vítima de uma emboscada preparada pelo filho de um fazendeiro, de quem era desafeto. Já a lenda reza que Besouro só morreu porque foi atingido por uma faca de ticum, madeira nobre e dura, tida no universo das religiões afro-brasileiras como a única capaz de matar um homem de "corpo fechado".

E Besouro, o mito, certamente era um desses.

25 Reactions to this post

Add Comment
  1. Anônimo disse... 4 de outubro de 2009 22:48

    17 Outra vez ! é muito bom gostei mesmo !

  2. Nós Três disse... 4 de outubro de 2009 22:53

    QUE BOM QUE GOSTOU...ESSE AQUI PROMETE VIU!! AGORA É SÓ ESPERAR NOS CINEMAS...

  3. Anônimo disse... 4 de outubro de 2009 22:57

    ;)

  4. Anônimo disse... 4 de outubro de 2009 23:00

    você é viciado em blog neh uheuheuh

  5. Nós Três disse... 4 de outubro de 2009 23:02

    QUE ISSO...HUEHEUEHUEHUE É UM MODO DE ME DIVERTIR E PODER ESCREVER, E COLOCAR IMAGENS QUE EU ACHO ENGRAÇADA...É TERAPIA:D

  6. Anônimo disse... 4 de outubro de 2009 23:05

    hahahaha você me faz rir heuheeuhueuh é uma singular terapia ;)

  7. Nós Três disse... 4 de outubro de 2009 23:06

    ahhh...eu me divirto, eu sei que tenho sérios problemas, mas até que está ficando bom o blog não está??

  8. Anônimo disse... 4 de outubro de 2009 23:12

    Não me parece ter sérios problemas, uehuheuhe esta claroo meio bipolar, tem coisas bizarra,besteiras(algumas sem graça)hahahah ,dicass maneirass e tall ! viu o filme ?

  9. Nós Três disse... 4 de outubro de 2009 23:14

    NÃO NÃO INFELIZMENTE MEU FINAL DE SEMANA SE RESUMIU EM: "OLHAR CORRIDA DE F1, E VER BLADE NA TV" E DEPOIS SÓ DORMI E ACORDEI AGORA, MAS DURANTE A SEMANA EU OLHO:D

  10. Anônimo disse... 4 de outubro de 2009 23:19

    ok ! POST de aniversario ? coleção dos 10 melhores post do ano,e um contexto de todo o blog na sua forma cultural e humoristica ;)

  11. Nós Três disse... 4 de outubro de 2009 23:22

    SIM SIM POST DE ANIVERSÁRIO LOGO LOGO ELE ESTARÁ COMPLETANDO 1 ANO NO AR...HEUSHUEHUSHEU, ACREDITE SE QUISER...BOA DICA MUITO BOA MESMO

  12. Nós Três disse... 4 de outubro de 2009 23:22

    OBRIGADO STªANÔNIMA...HEUHEUEHUE

  13. Anônimo disse... 4 de outubro de 2009 23:26

    ;)Google Wave conhece isso ?

  14. Anônimo disse... 4 de outubro de 2009 23:28

    Muito Cordial ! mais não sou tão velha assim me acha senhora uheehueheuhe

  15. Nós Três disse... 4 de outubro de 2009 23:31

    HAUHSUAHUSHAU SENHORITA...HUEHEUHEUEHUEHUEHUE NÃO EU ESTOU ME "REMOENDO" PARA DESCOBRIR QUEM É VOCÊ:P


    E RESPONDENDO A PERGUNTA SOBRE GOOGLE WAVE O QUE EU SEI SOBRE É QUE VAI FUNCIONAR COMO UM AGREGADOR DE VALORES DIGAMOS ASSIM VAI FUNDIR MESSENGER, EMAIL E VAI PODER SER UTILIZADO ATRAVES DE QUALQUER BROWSER...MAS NÃO SEI MAIS SOBRE...PQ?HIHIHI

  16. Anônimo disse... 4 de outubro de 2009 23:34

    agora sim hahahaha,pq saber quem sou ?

  17. Nós Três disse... 4 de outubro de 2009 23:36

    SEI LÁ VOCÊ ESTÁ SENDO TRI SIMPÁTICA E AJUDA UM MONTE AQUI NO BLOG...HUEEUHUE

  18. Anônimo disse... 4 de outubro de 2009 23:40

    http://wave.google.com/help/wave/about.html
    muito estranho isso uehueeh !
    ata eu sempre coloco minha opinião em tudo, já estou tratando isso uheueh me considera atletica e tri simpática.

  19. Nós Três disse... 4 de outubro de 2009 23:43

    HAHAHAHA EU NÃO INTENDI MUITO SOBRE O GOOGLE WAVE, VOU ESTUDAR, ME INTERESSEI, AMS PARECE QUE É UM NOVO MESSENGER ALGO MAIS MODERNO...HUEHEUHE...VOCÊ É GENTE BOA

  20. Anônimo disse... 4 de outubro de 2009 23:49

    Idem ! acabei de baixar a nova versão do tradicional messenger hahahahha

  21. Nós Três disse... 4 de outubro de 2009 23:53

    EU USO A VERSÃO 2009 MUITO BOM ALIAS...MEU MSN NÃO TROCO POR NADA:P

  22. Anônimo disse... 4 de outubro de 2009 23:56

    Também,esta não mudo quase nada !

  23. Nós Três disse... 4 de outubro de 2009 23:59

    MUDOU SÓ ALGUMAS COISAS NO LAYOUT...E ALGUNS BUGS QUE DAVA FREQUENTEMENTE NO OUTRO...ESTOU PENSANDO SÉRIAMENTE EM DORMIR, POSTAR MAIS ALGUMA COISA E CAMA...AMANHA VENHO COM MAIS NOVIDADES:p

  24. Anônimo disse... 5 de outubro de 2009 00:03

    Boa Noite ! Senhor uehueue

  25. Nós Três disse... 5 de outubro de 2009 00:05

    BOA NOITE SENHORITA ANÔNIMA...FOI DE GRANDE VALIA SUAS DICAS HOJE, VOLTE SEMPRE...

Postar um comentário

Seguinte!!

Algumas dicas Básicas:

* Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

* Por Favor, sem Xingamentos

* Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

* Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

Related Posts with Thumbnails