sexta-feira, agosto 21, 2009

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As 3 fases de uma campanha de links



Os links ainda são grandes responsáveis pelo bom posicionamento de uma página, isso é mais verdade, ainda para páginas com pouco conteúdo, como em sites de comércio eletrônico ou páginas de afiliados. Por isso a estratégia de criação de links é uma das partes mais importantes do plano de otimização de um site.

Para montar a estratégia corretamente você pode dividir o plano em 3 etapas, onde cada uma tem características diferenciadas e necessidades diversas. evitando, assim, um erro comum que é buscar somente os melhores links e acabar não conseguindo nenhum.

Como os algorítimos dos mecanismos de busca criaram, de uma forma ou de outra, uma maneira de medir confiança e tentam reproduzir o julgamento que pessoas fariam em relação a qualidade de uma página, podemos fazer uma analogia com as fases do relacionamento humano.

Fase 1: Galinhagem

Nessa altura, o site é novo para os mecanismos de busca, ou acabou de ser lançado ou ainda não tem links suficientes para ser conhecido, é um João Ninguém. O objetivo desta fase é conhecer e ser conhecido, se relacionar com o maior número de sites possíveis, chamar a atenção e ser notado. nesta fase qualquer link é válido.

Não se preocupe com texto âncora, assunto ou PageRank da página onde ficará o link ou qualquer outro parâmetro usado para definir a qualidade de um link.

Algumas idéias para conseguir links nessa fase:

  • Assinaturas em fóruns.
  • Assinaturas em emails enviados para listas de discussão.
  • Comentários em blogs.
  • Notícias submetidas a agregadores de notícias, como o Rec6, diHitt, Linkk, entre outros.
  • Cadastros em diretórios (só não gaste muita energia aqui, o retorno costuma ser pior que nos outros lugares).
  • Alguma troca de links (pouca coisa e, de preferência, no assunto do site)

Nesta fase, preocupe-se em conseguir links para home do site, a linkagem interna só se torna uma preocupação na próxima fase, acredite, conseguir links para a home é muito mais simples do que para as páginas internas.

Fase 2: Namoro

Se você fez um bom trabalho na primeira fase, seu site já terá algumas páginas indexadas e seu site não é mais um completo desconhecido, muito provavelmente, alguns links naturais já estarão aparecendo e eles vão tomar o lugar de conseguir muitos links. Por isso, nesta fase, você já deve começar a apresentar seu site como quer que ele seja conhecido, para que a próxima fase transcorra como esperado.

Nesta fase, você deve se concentrar em criar links com um pouco mais atenção aos detalhes, como assunto da página onde estará o link (PageRank, no geral, não deve ser um fator a ser considerado, nem nessa fase, pois os sites que possuem PR 2 hoje, provavelmente, terão 5 ou 6 amanhã). Mas já é hora de começar a se preocupar com links para as páginas internas do site, se o trabalho na fase 1 foi bem feito, você não precisa mais se preocupar com links para a home em grande quantidade, vai diminuir cada vez mais essa preocupação, quanto mais avança na fase 2.

Algumas sugestões para conseguir links nesta fase:

  • Os mesmos lugares da fase 1 permanecem válidos, com exceção dos diretórios, que você não vai mais pensar neles, a não ser que exista ou surja algum muito específico para seu nicho, que não tenha sido explorado, ainda.
  • Posts em blogs, agora é hora de começar a figurar no conteúdo principal dos blogs, mesmo mantendo a criação de links em comentários.
  • Sites relacionados ao seu assunto que não sejam concorrentes (se bem que se os concorrentes toparem, seria ótimo).

Fase 3: Casamento

É hora de fechar com chave de ouro, essa fase durará para o resto da vida do site. Nesta fase, você já estará disputando as primeiras posições para os termos que lhe interessam, agora, você só deve se concentrar em encontrar links muito bons, o trabalho nas fases anteriores já se encarregou de adquirir os links mais simples e seu posicionamento, possivelmente como referência na área, lhe garantirá os links orgânicos necessários para manter o perfil de links dentro da normalidade.

O trabalho nessa fase se concentrará em conseguir menos links com mais qualidade, pois o volume já foi conseguido e se realimenta. Todos os fatores de qualidade da página onde buscará os links são importantes, o texto âncora passa a ser muito mais importante, a medida que consegue links mais fortes, pois os impactos desses links são muito grandes. Agora, só importam links muito específicos e apontando exatamente para a página que você precisa rankear para cada termo.

Essa é a fase mais complicada, que vai demandar mais capacidade de negociação e, em alguns casos, o argumento será financeiro. Porém, para alguns termos com concorrência não muito grande, poderá ser menos representativo e, as vezes, até desnecessário.

Alguns lugares para conseguir links nesta fase:

  • Veja de onde vêm os links para as 30 páginas melhores posicionadas para os termos que deseja.
  • Tente conseguir links nas próprias páginas bem posicionadas.
  • Posts em blogs com muita autoridade no nicho pretendido.
  • Sites de notícia, que possuam muita relevância.
  • Criar hotsites específicos para os termos e usá-los para linkar suas páginas

Algumas dicas finais

  • Não tenha pressa para mudar de fase, faça tudo que for necessário em uma e aguarde os resultados para partir para a próxima.
  • Crie conteúdo que as pessoas queiram linkar, pois se ficar só nos links criados, seu perfil de links não parecerá natural e pode acabar com eles desvalorizados.
  • Muitas vezes será mais fácil conseguir vários links em páginas mais ou menos do que um em uma excelente, pese o custo / benefício.
  • Evite ser repetitivo, tanto no tipo de link, quanto no texto âncora, misture as coisas para parecer mais natural.
  • Distribua bem os links ao longo do tempo, muitos links em um espaço curto de tempo para um site novo sempre será suspeito.
  • Não custa repetir, que PageRank não deve ser levado em consideração, por dois motivos: PageRank muda (em geral para cima) e o número que é exibido na barra de ferramentas ou qualquer outra ferramenta, está sempre desatualizado.
  • Seja consistente na maneira como linka seu site, se usar http://www. brpoint.net/, use sempre isso, não use outras versões, como http://brpoint.net.


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