quinta-feira, julho 30, 2009

////

Você sabe como usar sua câmera?

Como usar melhor sua câmera

Elas são companheiras de viagens, festas e eventos. Dos adolescentes, são amigas inseparáveis. As câmeras fotográficas digitais são tão populares que, dentro de uma mesma família, cada um tem a sua. A possibilidade de tirar, checar e apagar mudou a relação que as pessoas têm com a fotografia: elas clicam mais e apagam muitas fotos – coisa que, até 15 anos atrás, seria inconcebível. "O fotógrafo amador tinha que comprar o filme, depois mandar revelar e ampliar as fotografias", diz Daniel Ozana, professor de Fotografia do Senac de São Paulo. Segundo ele, "com a tecnologia digital, a fotografia saiu dos álbuns impressos e foi para a internet em sites (como o www.flickr.com), blogs ou para mídias como um DVD ou um pendrive". Hoje, é possível compartilhar as imagens com a família, amigos, e até completos estranhos, praticamente em tempo real.

Embora haja tantas facilidades, o resultado pode ser pífio, principalmente se o autor não entender o funcionamento da câmera. Quantas fotos você realmente considera bem tiradas depois de um fim de semana todo de cliques e poses? Mesmo com as câmeras mais simples é preciso conhecer suas principais funções e ajustá-las às suas necessidades. Ler o manual é um bom começo, mas quem é que consegue passar do primeiro capítulo? ÉPOCA preparou um guia prático das principais funções das câmeras mais básicas, com sugestões sobre baterias, cartões de memória e como segurar a máquina para a foto não tremer. Confira, também, dicas da top Gisele Bündchen para sair bem na foto.

Filme x Digital
As técnicas e os princípios aplicados na fotografia analógica e na digital são os mesmos. A diferença é que na primeira usa-se um filme sensível à luz e, na segunda, um sensor também sensível à luz mas que gera uma matriz virtual.

Dicas
Normalmente, as pessoas optam por deixar o botão para ajustar a câmera a diferentes cenas no automático. Utilizar essa função faz o equipamento tentar evitar alguns erros, de acordo com a situação escolhida:





Arquivo
1. Função macro: a câmera desliga o flash e permite chegar a poucos centímetros do objeto que será fotografado.
Arquivo
2. Modo retrato: a câmera liga o flash e utiliza uma profundidade de campo pequena, desfocando o fundo e deixando só o retratado em foco.
Arquivo
3. Modo paisagem: a câmera desabilita o flash e trabalha com o máximo de profundidade de campo, resultando em uma área maior em foco. Lembre-se sempre de desligar o flash para fotografar paisagens, caso isso não seja feito automaticamente pela câmera.
Arquivo
4. Modo noturno: a câmera trabalha com baixa velocidade de exposição, aproveitando melhor a luz do ambiente. Caso você opte pelo flash, esse modo garante que o primeiro plano fique bem iluminado.
Arquivo
5. Modo esporte: significa que o que será fotografado está em movimento, que a câmera precisa trabalhar com um tempo de exposição curto para evitar que a foto saia tremida e o uso do flash é habilitado.
Arquivo
6. Modo automático: a câmera tenta equilibrar luz e cores e normalmente tira fotos medianas, principalmente se o local não estiver bem iluminado.


Como segurar a câmera
Segure a câmera com as duas mãos e com os cotovelos o mais próximo do tronco, para conseguir uma maior estabilidade. Apoiar a câmera em uma superfície plana ou usar um tripé pode evitar fotografias tremidas.

Fotografias mais reais
Se você acha difícil conseguir que suas fotos saiam com cores fidedignas, experimente usar um recurso chamado balanço de branco. "Ele faz com que as interferências de cor, que variam dependendo da fonte de luz, sejam filtradas deixando com base no branco as cores mais próximas do real", diz Daniel Ozana. Cada câmera tem um jeito diferente de balancear. Caso a sua máquina não ofereça o recurso, aproveite a luz do sol. Em áreas abertas, deixe o sol ligeiramente nas suas costas, para a luz iluminar a cena a ser fotografada. E, por fim, evite o flash em retratos. Ele elimina todas as sombras, deixando a imagem sem volume e com aparência artificial.

Enquadramento
Uma boa forma de enquadrar é imaginar um "jogo da velha" (#), ou seja, três linhas e três colunas de igual tamanho no visor. Tais linhas servem como referência para compor a foto. Coloque, por exemplo, o horizonte de uma paisagem sobre uma das linhas horizontais ou, no caso de um retrato, a pessoa. "Esta técnica evita um enquadramento em que o assunto principal fique no centro do quadro, gerando uma composição estática", afirma o especialista. Segundo ele, as intersecções dessas linhas (são quatro pontos) são áreas muito interessantes da foto. "O melhor a fazer é deslocar o assunto principal para cima de uma das linhas e tentar colocar sobre esses pontos elementos importantes da cena, como os olhos em um retrato", diz. Ao fotografar crianças, pessoas deitadas ou animais de estimação, abaixe-se para ficar na altura dos olhos do objeto fotografado.

Impressão
Uma câmera com 6 Megapixels produz fotos de aproximadamente 3000 x 2000 pixels. Quanto maior esse número, melhor a resolução da foto. "A resolução necessária para imprimir depende do dispositivo de saída (minilab, impressora caseira ou monitor) que será usado", afirma o professor. Se você quiser imprimir as imagens, uma dica para não errar é sempre fotografar na maior resolução possível. Assim, será possível editar a imagem sem perder muito na qualidade. "Lembre que quanto maior a resolução da câmera, maior será o arquivo e mais espaço ele ocupará no seu cartão de memória e no seu computador"


Cartão de memória
Quanto maior a resolução da câmera, maior deverá ser o cartão. "Acredito que o melhor é não comprar um único cartão com uma grande capacidade de armazenagem e sim dois ou mais cartões com capacidades menores", diz o professor Ozana. Em vez de gastar todo o dinheiro com um de 4Gb, prefira dois de 2Gb. Com isso, segundo o especialista, evita-se a perda de todas as fotos de uma viagem no caso de quebra ou perda de um dos cartões. Outra dica é comprar caixas seguras para guardá-los, que costumam ser impermeáveis e resistentes, com capacidade para quatro ou oito cartões.

Baterias
Pilhas recarregáveis são mais fáceis de encontrar, mas possuem pouca carga. Já as baterias são mais caras, mas duram mais. Não importa a fonte de energia usada na câmera, é importante ter baterias ou pilhas de reserva e devidamente carregadas. E tente economizá-las: "Um dos elementos da câmera digital que mais consome energia é o visor de LCD, onde as fotos são exibidas", afirma Daniel Ozana. Ele sugere atenção ao tempo em que o monitor fica ligado e não checar a toda hora as fotos já tiradas. "Deixe para editar as fotos no computador e não na câmera", diz. É possível diminuir o tempo de exibição da fotografia no visor, depois que ela é tirada, pelo menu da câmera.

Como escolher um câmera
Procure uma marca conhecida e que ofereça garantia. Se deseja tecnologia avançada, prefira os modelos mais recentes. Outra dica é prestar atenção ao zoom da câmera. "O zoom ótico funciona por meio do conjunto de lentes; o zoom digital só recorta a fotografia, diminuindo sua resolução e qualidade", diz o fotógrafo. Se uma câmera tem 2x de zoom ótico e 14x de zoom digital, desconsidere a função de zoom digital na hora da compra. Além das questões técnicas, você deve definir o que pretende fotografar: amigos, um cachorro, paisagens, insetos e coisas pequenas. "Geralmente, o mesmo fabricante produz vários modelos diferentes que priorizam uma dessas funções", afirma Ozana. Por exemplo, se você pretende fotografar paisagens, vale atentar para o zoom ótico de maior alcance. Caso pretenda fotografar insetos ou coisas bem pequenas, procure pela função macro mais potente.

0 Reactions to this post

Add Comment

    Postar um comentário

    Seguinte!!

    Algumas dicas Básicas:

    * Discussões que não tem nada a Ver com o Post não serão aceitas

    * Por Favor, sem Xingamentos

    * Não peça Ajuda a Sua Mãe Para Comentar AQUI!!

    * Pra comentar é muito fácil. Basta escolher o perfil escrever o que quiser e enviar o comentário pra mim :) Simples né?

    Nota: Todos os comentários dessa postagem não refletem a opnião dos administradores. O sistema de comentários é uma forma de comunicação da equipe com os usuários.

    LEMBRANDO: VOCÊ PODE ME SEGUIR NO TWITTER CLICK AQUI

    Não me responsabilizo pelas coisas postadas aqui...

    Related Posts with Thumbnails